Cursos/Oficinas, Notícias

Parceria entre Funarte SP e Ballet Stagium proporciona aulas de dança gratuitas para estudantes de escolas públicas

Crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos, que estudam em escolas públicas já podem se inscrever, gratuitamente, em aulas de balé clássico, balé contemporâneo, capoeira, danças circulares, sapateado e street dance. A iniciativa faz parte de uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o renomado Ballet Stagium, por meio do seu Projeto Joaninha, pelo período de cinco anos.

O intuito da ação de parceria é atender, no mínimo, 100 estudantes durante o período de ocupação do espaço. Para tal, a Funarte está disponibilizando salas de dança no Complexo Cultural Funarte SP, em Campos Elíseos.

Os ensaios do corpo permanente do balé e as oficinas do Projeto Joaninha estão sendo realizados desde o dia 17/01, quando se iniciou a cessão de espaço e a parceria entre as duas instituições. Segundo os idealizadores e fundadores do Ballet Stagium, Marika Gidali e Décio Otero, o programa busca, não só formar profissionais e multiplicadores em dança, mas potencializar cidadãos atuantes na sociedade.

“O Projeto Joaninha tem o objetivo, por meio da dança, de sensibilizar crianças e adolescentes para a descoberta de potencialidades inatas e contribuir na conscientização da identidade pessoal e na articulação em prol do coletivo”, explica Marika.

O programa Dança & Ação Social Ballet Stagium, que engloba o Projeto Joaninha, busca estabelecer uma associação duradoura com a Funarte e que propicie a execução de atividades artísticas e sociais. “Em tempos de mudanças, ampliar alianças é fundamental para fortalecer o diálogo entre arte, educação e sociedade. Atuar em parceria é um caminho para potencializar nossas ações diante dos desafios”, comenta ela.

A cessão de espaço das salas do Complexo Cultural Funarte SP para a companhia de dança compreendem ensaios de coreografias, realização de oficinas, além de aulas de balé clássico e contemporâneo para bailarinos em formação. Pelo Projeto Joaninha, o Stagium oferece cursos de dança e integração social para crianças e jovens de comunidades vulneráveis. Também estão na agenda da ocupação palestras com os diretores Décio Otero e Marika Gidali, oficinas de dança e, inclusive, ensaios abertos e espetáculos gratuitos para alunos, profissionais de dança e público em geral.

Sobre o Ballet Stagium
Fundado em 23 de outubro de 1971 por Marika Gidali e Décio Otero, completa, em 2022, 51 anos ininterruptos de defesa, desbravamento e exaltação da imensidão artística nacional pelo olhar transformador da dança. A companhia se apresenta em espaços diversificados, como hospitais, internatos, centros prisionais, igrejas, escolas, parques, reservas ambientais, barcas, praias, trens, ruas e em grandes teatros brasileiros. A arte-educação, entendimento singular da dança como agente-condição de transformação pessoal e social, tem sido o alicerce da elaboração das atividades e projetos da companhia. Muito antes da época das contrapartidas, o Stagium aumentou o alcance social de seu trabalho artístico, desenvolvendo projetos pedagógicos em todo o Brasil e, com isso, foi tecendo um novo perfil para a dança no país.


O que: Projeto Joaninha | aulas gratuitas de dança para alunos de escolas públicas (7 a 14 anos) com o Ballet Stagium
Quando: inscrições abertas
Onde: Complexo Cultural Funarte SP
Al. Nothmann, 1058 Campos Elíseos | São Paulo-SP
Inscrições:
– presencialmente na Funarte SP
– pelo email: ciastagium@gmail.com
– ou WhatsApp (11) 97390-1667
Informações: comunicacao.sp@funarte.gov.br

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend