Cores, estampas, rendas, bordados, babados, a moda flamenca merece um capítulo a parte dentro desta cultura tão rica originária da região da Andaluzia, na Espanha, que se espalhou pelo mundo.
Na dança flamenca, os artigos e acessórios característicos são muito mais que figurinos para compor uma apresentação. Peças como o mantón (xale) e a bata de cola (saia com cauda longa), entre outros, merecem aulas específicas para que as bailaoras aprendam a usar estes adereços que tornam a dança ainda mais encantadora.

“A emoção de dançar o flamenco no palco começa desde sua maquiagem, cabelo, preparação dos acessórios, enfeites na cabeça, flores, brincos, tudo é pensado pra dar um resultado legal. Você tem que se olhar no espelho e se sentir uma verdadeira bailaora!”, relata Ana Rita, proprietária da marca Riatitá Flamenco, de Canoas-RS. A marca, cujo nome representa em cada sílaba um toque das castanholas, foi criada por ela em parceria com mais duas colegas das aulas de dança flamenca em 2008, inicialmente, como uma renda extra para participarem dos workshops e eventos de dança pelo Brasil. Porém, a grande demanda das bailaoras por roupas e artigos flamencos necessitava de mais tempo dedicado à criação das peças e administração da marca, que logo ampliou seu trabalho e sua oferta de produtos.
Em 2017, após nove anos vestindo as bailaoras pelo Brasil e sempre presente nos mais importantes eventos de flamenco, a Riatitá passou por uma reformulação e entra em nova fase. Agora, Ana Rita tem como sócia sua filha Júlia Conter, formada em Design de Moda e pós-graduada em Gestão de Negócios de Moda. Juntas, elas unem o conhecimento prático da mãe na vivência com o universo da dança flamenca, ao estudo da filha sobre moda, para trazer às clientes peças que aliam beleza e fluidez para a dança.

“As mudanças começaram pela identidade visual com a criação de um novo logo. Convidamos um amigo nosso, especialista em Branding, Rafa de Lima, para fazer o redesign da marca, e buscamos inspiração nas raízes do flamenco. Também estamos ampliando o mix de produtos oferecidos e reformulamos a loja online, para proporcionar uma melhor experiência de compra”, explica Júlia.
Nesta variedade de produtos oferecidos pela marca estão, além da revenda de acessórios importados da Espanha como castanholas, pericóns e abanicos (leques grandes e pequenos), peças de confecção própria como saias, calças, vestidos, blusas e boleros, que empregam também tecidos com estampas personalizadas. As roupas podem ser usadas por mulheres com os mais variados biotipos, já que a marca trabalha com peças sob medida. “A dança flamenca não possui um padrão físico, então as roupas têm que se adaptar também”, ressalta Ana.
Outro destaque da Riatitá é a criação de figurinos individuais ou para apresentações de grupos, um trabalho artesanal e totalmente personalizado para cada cliente. Em quase uma década de atuação, a marca já criou figurinos para algumas das principais bailaoras e grupos de dança flamenca do país como: Carmen Romero, Cadica, Silvia Canarim, Kelly Ribeiro, Francine La Rubi, Cia Flamenca Ana Paula Minari, Flamenco Terra de Santana, Flamenco Carol Ferrari, Karina Maganha – Café Tablao, Capricho Espanhol, Elisa Pires – Pátio Flamenco e Cia de Flamenco Del Puerto.

Com tantas possibilidades de cores, peças e acessórios, não é difícil entender porque roupas que remetem a cultura flamenca podem ser encontradas entre os itens de moda, todos os anos, em diferentes estações. “Você pode observar a influência do flamenco nas tendência das coleções de moda neste inverno, por exemplo, como o veludo, os babados, manga cigana e as franjas”, ressalta Júlia. Por isso mesmo, a marca também aposta em levar a moda flamenca para além das salas de aula e palcos.
“Existe muita coisa na moda flamenca que pode ser adaptada para o dia a dia. A Riatitá lançou uma coleção, anos atrás, que chamava Flamenco nas Ruas e vamos apostar novamente nesta influência espanhola na moda”, relata a designer.
ESTILO RIATITÁ!
Com a variedade de peças produzidas pela Riatitá, as possibilidades de combinações são inúmeras. Para dar uma ajudinha as iniciantes na arte flamenca, ou àquelas que de tão apaixonadas ficam indecisas no que escolher, pedimos para Ana Rita e Júlia montarem dois looks flamencos com peças exclusivas da Riatitá, uma para aulas e outra para apresentações. Confira e depois é só acessar a loja online, que tem fotos de todos os produtos, e montar você mesma o seu visual. Se ficar em dúvida ou quiser solicitar algo exclusivo é só entrar em contato com elas!
Look Aula
Na aula o conforto deve estar em primeiro lugar. Para isso, uma ótima opção é a Papoula, calça vermelha e saia em malha preta por cima, costurada no mesmo cós.A saia é versátil e leve, com abertura lateral, perfeita para o treino do sapateado. Pode ser puxada para trás, presa na cintura ou até enrolada na lateral, facilitando os movimentos e também criando um visual original para o dia a dia.
A sugestão aqui é combinar a Papoula com a Camiseta preta com estampa Bailaora de Flamenco e o casaquinho Manguito Flamenco, vermelho.
Look Espetáculo
Depois de muito ensaio e dedicação as bailaoras merecem um figurino que traga ainda mais encanto a apresentação. Aqui, a sugestão é:
– Blusa Begônia Flamenco, com decote V e manga em renda evasé;
– Corselet Underbust vermelho em veludo molhado;
– Saia Gérbera em jackard, com fundo cinza e babado preto;
– Pericón (leque grande) vermelho com renda preta e detalhes em dourado.